Charles Darwin nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1809. Foi o primeiro biólogo (evolucionista) a pôr de lado crenças religiosas e a construir a sua teoria com base em factos e observações da natureza.
O seu livro "A Origem das Espécies" publicado no final do século XIX contém a Teoria da Evolução, onde Darwin rejeita as ideias do criacionismo bíblico e defende que as espécies evoluíram de forma natural ao longo de milhares de anos, onde os mais fortes e rápidos sobreviviam por se adaptarem ao meio onde viviam, ao contrário dos mais fracos e inadaptados que acabavam por morrer. A este processo deu o nome de "Selecção Natural".
No livro, Darwin retratou apenas animais e plantas (deixando os humanos de lado, uma opção bastante inteligente...).
Este cientista merece especial destaque, não só porque provocou uma grande mudança no paradigma científico, como também na sociedade da época. O mais recente livro de Randall Fuller "THE BOOK THAT CHANGED AMERICA -- How Darwin’s Theory of Evolution Ignited a Nation" retrata outras importantes consequências deste livro, quando por exemplo chegou às mãos de abolicionistas em plena guerra civil americana.
Sem comentários:
Enviar um comentário