Cheguei ao fim do "The Cranes Dance"...

... fechei o livro e os olhos, respirei fundo e fiquei assim uns minutos a pensar no drama psicológico que ficou por ali...

Não me parece que, se ler este livro outra vez numa altura diferente da minha vida, lhe vá dar tanta importância como dei agora. Mas isto de ler é mesmo assim, depende do leitor e da fase da vida em que é lido.
Eu já tinha dito que a escrita é absolutamente fantástica, que me senti a dançar em pontas nas descrições, mas também há muitas referências às limitações que as jovens mulheres / dançarinas se impõem, algumas das frases lembram as diferenças de oportunidades para cada um dos géneros... 

Foi-me aberta apenas uma pequena brecha na cortina das obcessões e perfeccionismos, mas foi o suficiente para me assustar e intrigar. Quero saber mais e ler mais sobre isto, mas só depois de digerir este drama psicológico entre estas duas irmãs bailarinas que são tão apaixonadas pela dança e pelo ballet que nem imaginam como sobreviveriam se a dança deixasse de fazer parte das suas vidas...


PS - descobri que entregar um livro com 1 dia de atraso na biblioteca dá direito a 0,20€ de multa.

Sem comentários: