Prémios Nobel 2020

Estamos em época de prémios Nobel e este ano não podia deixar de expressar a minha satifação ao ver que o Prémio Nobel da Química foi atribuído a duas mulheres cientistas (Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna) pelo desenvolvimento de um método para editar DNA de forma precisa, com a técnica CRISPR/Cas9.

Emmanuelle Charpentier Emmanuelle Charpentier
Emmanuelle Charpentier Jennifer A. Doudna

Como sempre, atribuir um prémio deste dimensão a mulheres atrai sempre alguma forma de controversia, com alguns opositores a defender que o prémio devia ter sido atribuído ao inventor da técnica (um homem, pois claro).


Vamos agora salientar o Prémio Nobel da Literatura, atribuído à poetisa americana Louise Glück, “for her unmistakable poetic voice that with austere beauty makes individual existence universal”

--> traduzir esta frase seria um insulto, já que eu não conseguiria fazer justiça às palavras escolhidas para descrever o trabalho da poetisa.

Louise Glück Awarded 2020 Nobel Prize in Literature
Louise Glück

Mais um nome para adicionar à lista!

Ou me reformo aos 40, ou não vou conseguir ler tudo o que tenho na minha lista TBR (to-be-read)...


FONTE: The Nobel Prize in Literature 2020. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2021. Fri. 9 Oct 202o.

Sem comentários: